domingo, 21 de outubro de 2007

Temporal atinge o Rio Grande do Sul.20/10/2007


Itaqui, fronteira oeste do RS ,70% das residências tiveram algum tipo de dano.Cerca de 4 mil casas,tiveram seus telhados totalmente destruídos, 800 pessoas pediram auxílio a defesa civil para conseguir reconstruir suas casas,o município necessita de cerca de 60 mil telhas de cimento amianto.

Um temporal atingiu municípios da região noroeste a partir do início da noite de sábado, provocando danos em residências e lavouras. Pelo menos 17 cidades ainda na manhã de hoje contabilizam os estragos. Um dos casos mais graves é Santo Antônio das Missões, que teria tido cerca de 90% das casas danificadas. O prefeito decretou estado de calamidade. Até seu gabinete teve o telhado destruído e o chão alagado.
São Luiz Gonzaga :
O granizo também destruíram vidraças. O posto de saúde local atendeu 200 pessoas feridas pelo granizo e por telhas. O município está sem luz desde às 20h de sábado, quando começou o temporal. Em razão disso, falta água para a população. Um caminhão do Corpo de Bombeiros de está levando água para os moradores. Segundo o prefeito, há 3 mil desabrigados, que precisam de roupas e comida.

Santo Cristo, até o prédio da Brigada Militar foi danificado pelo granizo. A estimativa era de que cerca de 3 mil residências haviam sido atingidas. Na vizinha Santa Rosa, mais de 300 residências sofreram com a chuva de pedras. Três pessoas ficaram levemente feridas. As lojas de materiais de construção estão abertas para dar atendimento aos moradores.

Ijuí:A situação é crítica também em . Os bombeiros haviam contabilizado estragos em 1.034 residências.
O temporal atingiu também Entre-Ijuís, Ubiretama, Salvador das Missões, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Três Passos, Vista Gaúcha e Crissiumal e muitas vilas e distritos desses municípios estão em estado de calamidade pública,quase 100 % das residências foram destelhadas.
Esquina Gaúcha ,onde reside uma de minhas irmãs,também foi atingida e ela teve sua casa/telhado parcialmente destruído.As residências serão reconstruídas, e segundo relatos até o momento,nenhuma pessoas ficou ferida,dos males o menor.
Fonte:Jornais locais e de Porto Alegre,rádios locais e corpo de bombeiros da cidade e região,defesa civil.
Foto: Éderson Johann, Santo Cristo.RS