terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tarifas Bancárias ,30 de Abril de 2008


As vezes ele acordam e vêem que as coisas estão muito erradas e consertam.
Você já deve ter visto nas agências bancárias aquelas tabelas das tarifas colocadas em lugar bem visível por força da lei,claro,cheia de siglas e valores correspondente e no seu extato,muitas siglas e tarifas descontadas direto sem dó,nem piedade pelos bancos, e a maioria incompreensível e sem sentido,parece que cada vez que você fala o nome do banco,eles tarifam, e para você entender tanta sigla,teria que ter uma dessas tabelas em casa de 2x1,5m,pregada na parede também.
Brincadeiras a parte, o Conselho Monetário Nacional,resolveu agir e reduziu esse número para apenas 20 tarifas e uniformizar as siglas e nomes das mesmas, oque acontecerá apartir de 2008,30 de Abril para ser mais exato.
Os bancos também não poderão alterar os valores antes de 6 meses, para o cliente ter tempo e escolher outro banco caso encontre tarifas menores noutro estabelecimento .
A maioria dos serviços bancários considerados prioritários,fazem parte da lista dessas tarifas,que somam juntas 90% dos serviços e movimentação de contas correntes e poupanças,tarifados hoje pelos bancos.
Além disso ,o Conselho, definiu mais 3 categorias de serviços,os essenciais,que os bancos terão que oferecer gratuitamente; os os especiais, que têm legislação específica, como o crédito rural, imobiliário e microfinanças, que não sofreu alterações, e os diferenciados, não associados à movimentação da conta corrente ou poupança.,esse último ,os bancos poderão cobrar o quanto quiserem e como quiserem,já que os clientes poderão escolher se querem ou não tal serviço.
Os que os bancos poderão cobrar são os seguintes.

1. Cadastro: pesquisa sobre a idoneidade do correntista junto aos serviços de proteção ao crédito e outras informações bancárias ligadas ao cliente, destinada à abertura de conta.

2. Renovação de cadastro: atualização dos dados do cliente, que será cobrada no máximo duas vezes por ano.

3. Segunda via - Cartão débito: para nova emissão em razão de roubo, furto ou outro motivo não imputável à instituição emitente.

4. Segunda via - Cartão poupança: idem .

5. Exclusão CCF: retira, por solicitação do cliente, seu nome do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

6. Sustação/Revogação: pedido de contra-ordem (ou revogação) e oposição (ou sustação) ao pagamento de cheque.

7. Folha de cheque: confecção e fornecimento de folha de cheque, por unidade, além das dez folhas fornecidas gratuitamente todo mês.

8. Cheque administrativo: emissão de cheque dessa categoria.

9. Cheque TB/TBG: confecção e fornecimento atendendo à solicitação de folha de cheque de transferência bancária.

10. Cheque visado: registro e bloqueio do saldo em conta corrente de depósito à vista correspondente ao valor do cheque.

11. Saque pessoal, saque terminal e saque correspondente: saques feitos além do número permitido gratuitamente por mês.

12. Depósito identificado: recebimento de depósito com informação para o favorecido sobre a identidade do depositante.

13. Extrato mês: movimentação mensal além do número gratuito.

14. Extrato movimento: movimentação de um período além do número permitido gratuitamente.

15. Microfilme: fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado.

16. Doc/Ted pessoal: transferência de recursos por DOC ou TED.

17. Doc/Ted agendado.

18. Transferência de recurso: transferência entre contas na própria instituição por auto-atendimento ou por formas eletrônicas sem intervenção humana, além do número gratuito permitido por mês.

19. Ordem de pagamento.

20. Adiantamento depositante: levantamento de informações e avaliação para concessão de crédito para cobertura de saldo devedor em conta corrente de depósitos à vista e de excesso sobre o limite do cheque especial .

-Fique de olho.
*CCF=Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.
*TB e TBG= Transferência Bancária e Transferência Bancária Visada ??
*DOC =Documentação de Crédito(Transferência de valores entre contas e bancos,mais barata ,que a TED,e vai para o sistema de compensação(a COMPE:Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis) para entrar na conta do beneficiado, no outro dia (24 hs).
*TED= Transferência Eletrônica Disponível.entra na conta do beneficiado no mesmo dia.