terça-feira, 17 de abril de 2012

ProUni- RS

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, lançou hoje o Programa Universidade Para todos, Prouni, versão regional.  fomentada pelo Estado.
Leia mais:
''A versão gaúcha do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi lançada  pelo governador Tarso Genro nesta segunda feira (16), durante a 4ª Reunião do Comitê Gestor do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, que aconteceu no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini.
Acompanhado do secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, coordenador adjunto do grupo, detalhou as diretrizes que irão compor o programa, que será gerenciado pela Pasta. "Em função da demanda que o desenvolvimento industrial está colocando para o Estado, temos a necessidade de formar uma mão de obra altamente qualificada para incluir nesse processo produtivo sustentável", afirmou Tarso Genro.

O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, participou do ato. Azevedo relatou o andamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec–Tec/RS), que está disponibilizando 4.034 vagas em cursos técnicos para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual. Informou que as vagas remanescentes estão sendo preenchidas até o fim desta semana. Finalizou informando que a Secretaria da Educação está realizando um diagnóstico das demandas do Estado em cima dos dados apurados através da procura pelos cursos.

O ProUni/RS busca estimular a formação de recursos humanos em cursos de base tecnológica oferecidos em entidades comunitárias de Ensino Superior do Estado. Serão beneficiados cidadãos com renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimo. Em contrapartida, o bolsista deverá participar de atividades complementares de inclusão produtiva e de responsabilidade social''

_Direto do site da Secretaria da Educação do RS.
_As inscrições começam em Junho deste ano,(2012); previsão.
Maiores informações no site da Secretaria da Ciência , Inovação e Desenvolviemnto Técnológico do RS. http://www.scit.rs.gov.br/

Att:Luka.San