sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Temporada de Temporais


Acho que o Rio Grande do Sul, deveria criar também a temporada ou época dos temporais, como medida preventiva e emitir alertas diários nessa época do ano, pois o fenômeno já é comum (se é que desastres naturais podem ser considerados comuns), acho que o termo correto seria ''cíclico''e os municípios e população poderiam se prevenir ,assim como acontece no hemisfério norte e central , com os furacões.
Eu procurei saber a periodicidade que esse fenômeno vem acontecendo no território gaúcho e para mim , leigo no assunto ''meteorologia'', me parecem bastante previsível a época do ano e os locais( regiões) mais atingidos.
Então governos e Defesa Civil, esta na hora de institucionalizar o desastre/ tragédia anunciados anualmente.
Todos os anos ,próximo ao fim do Inverno e início da Primavera, são as épocas em que eles mais ocorrem, mesma época dos furacões no hemisfério norte.
Segundo o centro de meteorologia do RS, o 8º distrito, o estado não dispõe de equipamentos capaz de prever esse tipo de fenômeno e precisaria de um investimento de mais de 1 bilhão de reais ,para poder estudar e prever com mais exatidão onde e quando ocorrerão tais fenômenos.
Ainda não foram contabilizados os valores da destruição ,mas com certeza pelo numero de municípios e intensidade, deve beirar R$ 1 bilhão facilmente.
Leia mais sobre o temporal dessa Quarta-feira e municípios atingidos ,nos site da Defesa Civil e jornais do RS.