sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dido

O calor das tuas costas no meu peito, já me bastava.
by Luka.San
----------------------------------------------------------------------------------
Mitologia Romana.
 Dido é filha de Mattan I, rei de Tiro, e irmã de Pigmalião, que mandou matar seu primeiro marido, Sicheus, de quem cobiçava a riqueza.

Dido consegue fugir com alguns amigos e partidários, levando consigo as riquezas do marido. Chegam ao local onde Dido resolve ficar e formar sua nova pátria, e pedem que os nativos cedam um pedaço de terra cercado por couro de boi. O pedido é aceito e Dido logo manda cortar o couro de um boi em estreitas tiras e cerca uma extensão onde constrói uma cidade com o nome de Birsa (couro). Em torno dessa cidade começa a se formar outra, Cartago, que logo se torna próspera.

Enéias chega a Cartago com seus troianos depois de um naufrágio. Dido recebe-os muito bem, mostra-se muito hospitaleira já que ela mesma passara por um sofrimento parecido. Dido acaba se apaixonando por Eneias, que se mostra feliz ao ter a oportunidade de parar de uma vez por todas com suas aventurosas peregrinações, recebendo um reino e uma esposa. Passam-se meses e os dois vivem apaixonados. Eneias parece esquecido da Itália e do império que estava destinado a fundar em suas terras. Quando Júpiter vê essa situação, manda o mensageiro Mercúrio lembrá-lo de sua missão e ordenar que parta imediatamente. Dido, numa tentativa frustrada de convencê-lo a ficar, acaba se apunhalando e se jogando numa pira funerária.

Isso acorreu, após a Guerra de Tróia.

 Fonte: Wikipédia ( há controversias).
 Dido:Bairro onde moro.
 Dido:Sobrenome italiano, muito comum no Brasil.
 Dido: Cantora Americana. (Thank You)
Ilustração:Dido e Eneias, de Pierre-Narcisse Guérin, Museu do Louvre
 PS: Alguém estava comentando sobre o nome do bairro, dai o texto.