terça-feira, 30 de setembro de 2008

Reforma ortográfica=Acordo ortográfico

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ,assinou ontem,Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro , na sede da Acadêmia Brasileira de Letras ,um acordo ortográfico,que estabelece o cronograma para a reforma/mudanças na escrita da língua portuguesa apartir de Janeiro de 2009 em 8 países de língua portuguesa,Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil,mas a atual norma continua valendo até 2012 para os exames escolares,concursos e vestibulares, pelo menos no Brasil e Portugal.

Alfabeto
Passará a ter 26 letras, ao incorporar "k", "w" e "y".

Trema
Deixará de existir, só permanecerá em nomes próprios, como Müller.

Acento agudo
Desaparecerá nos ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e jibóia" e nas palavras paroxítonas com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como "feiúra"

Acento circunflexo
Desaparecerá em palavras com duplo "o", como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo "e", como vêem e lêem.

Acento diferencial
Não se usará mais acento para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição) ou "pêlo" (substantivo) de "pélo" (verbo) e "pelo" (preposição mais artigo).

Hífen
Desaparecerá em palavras em que o segundo elemento comece com "r" e "s", como "anti-rábico" e "anti-semita". A grafia passará a ser "antirrábico" e "antissemita". O hífen será mantido quando o prefixo terminar em "r", como em "inter-racial".
Leia mais em Agência oficial de noticias do Brasil. http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/09/29/materia.2008-09-29.7042044263/view

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Temporada de Temporais


Acho que o Rio Grande do Sul, deveria criar também a temporada ou época dos temporais, como medida preventiva e emitir alertas diários nessa época do ano, pois o fenômeno já é comum (se é que desastres naturais podem ser considerados comuns), acho que o termo correto seria ''cíclico''e os municípios e população poderiam se prevenir ,assim como acontece no hemisfério norte e central , com os furacões.
Eu procurei saber a periodicidade que esse fenômeno vem acontecendo no território gaúcho e para mim , leigo no assunto ''meteorologia'', me parecem bastante previsível a época do ano e os locais( regiões) mais atingidos.
Então governos e Defesa Civil, esta na hora de institucionalizar o desastre/ tragédia anunciados anualmente.
Todos os anos ,próximo ao fim do Inverno e início da Primavera, são as épocas em que eles mais ocorrem, mesma época dos furacões no hemisfério norte.
Segundo o centro de meteorologia do RS, o 8º distrito, o estado não dispõe de equipamentos capaz de prever esse tipo de fenômeno e precisaria de um investimento de mais de 1 bilhão de reais ,para poder estudar e prever com mais exatidão onde e quando ocorrerão tais fenômenos.
Ainda não foram contabilizados os valores da destruição ,mas com certeza pelo numero de municípios e intensidade, deve beirar R$ 1 bilhão facilmente.
Leia mais sobre o temporal dessa Quarta-feira e municípios atingidos ,nos site da Defesa Civil e jornais do RS.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mentiras Verdadeiras


A imbecilidade tomou conta das relações humanas e do homem e mulher.
Os casais são práticos e racionais hoje em dia.
Pode perguntar ou escute quando o amigo ou amiga fala do casamento, ou quando falam das relações de amizade.Parece que as pessoas não se gostam mais,... bom, o mundo esta ai, basta você olhar e ver,mas eu ainda penso em amor,casamento e amizade como antes do mundo de hoje,mas me restaram poucos amigos ( e um casamento) com os quais posso ser oque eu sou ;sincero e cruel, mas amigo,parceiro,companheiro, até debaixo dágua ,e educado também,porque para tudo tem hora.
Hoje em dia,a grande maioria das pessoas, só se relaciona por interesses ,as mulheres; pessoais e os homens ,de olho nos possíveis lucros e indicações que o outro pode dar.Homem e mulher nunca foram amigos, mesmo porque homem nunca vê mulher como tal , é da espécie e ponto final, isso é indiscutível e é bom que nunca mude.Homem é o melhor amigo ...de outro homem,..também era indiscutível,mas era, hoje a coisa não é bem assim, ainda preservo uns amigaços ,negócios negócios amigos a parte.Ou a mulher e homem(para amizade ) são do meu meio social ou de outros,sei lá ,não sou reacionário,mas existem essas classificações, oficiais e oficiosas e pessoais de cada um,e dos negócios , que na maioria é apenas negócios,mas muitos se aproximam querendo levar vantagens , tipo os políticos e lobbystas,que são gente (gente???) que só se mexem se tem lucro a vista , e as amizades hoje, estão mais pra isso que pra ''amizade' mesmo.Mas é normal ,no mundo dos negócios,mas nas relações pessoais nunca,e é bom ficar ligado,pois os movido por interesses apenas , já dão uma prova da falta de caráter deles, com essa atitude, e não pode dar bom negócio com tipinhos dessa estirpe.
Bons negócios, e sorte nas amizades,preserve as suas,amigo não cai do céu, nem relacionamentos,casamentos, etc.